• A Atitude Certa
  • Pedido de Perdão a Deus
A Atitude Certa Pedido de Perdão a Deus

A Atitude Certa!

DEVOCIONAL PARA O LÍDER
“Arrependimento é se sentir triste por causa de seu pecado e decidir mudar. Quem se arrepende rejeita o pecado e reconhece que precisa de Jesus para ser salvo. O verdadeiro arrependimento vem da convicção do pecado pelo Espírito Santo e leva você a mudar de vida, com a ajuda de Jesus.”

QUEBRA-GELO
Faça um alvo e brinque com as crianças de “acertar o alvo”. Você poderá usar um cesto e bolas de papel ou um quadro de tiro ao alvo e flechas. Use sua criatividade. Depois de um tempo brincando, diga: Hoje brincamos de acertar o alvo. Será que essa brincadeira tem a ver com o tema que vamos estudar hoje? (incentive as respostas) Depois diga: Tem tudo a ver!.

TEXTOS: Lucas 18: 9-14; Lucas 13:3;  Romanos 3:23
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça..” 1 João 1:9

PONHA EM DISCUSSÃO
Certa vez, Jesus contou esta história a alguns que se orgulhavam das suas boas qualidades e caçoavam dos demais: “Dois homens foram ao templo orar. Um deles era um fariseu orgulhoso, e o outro um desonesto cobrador de impostos. O orgulhoso fariseu ‘orava’ assim: ‘Eu Lhe agradeço, ó Deus, porque não sou um pecador como todos os demais, especialmente como aquele cobrador de impostos ali! Porque eu nunca engano os outros, eu não cometo adultério, jejuo duas vezes por semana, e dou a Deus um décimo de tudo quanto ganho”. Mas o cobrador de impostos ficou em pé de longe e não tinha coragem nem para levantar os olhos ao céu quando orava, porém batia no peito com grande arrependimento, exclamando: `Ó Deus, tenha misericórdia de mim, um pecador! ‘Eu lhes digo que este pecador, e não o fariseu, voltou para casa perdoado! Porque os orgulhosos serão humilhados, mas os humildes serão honrados.’

Por que será que o homem que fazia “tudo certinho” não foi perdoado e o outro sim? (Deixe-os comentar).

Hoje brincamos de acertar o alvo e dissemos que isso tem tudo a ver com o nosso estudo de hoje. Deus quer que acertemos o alvo e acertar o alvo para Deus é quando nós fazemos o que Ele quer que façamos. Tudo que a gente faz, fora da vontade de Deus, é pecado. Logo errar o alvo é pecado! O alvo de Deus, não o da nossa brincadeira.

O homem que se orgulhava de fazer tudo certinho não via nenhuma necessidade de se arrepender, afinal ele se achava perfeito, sem pecados. Mas Deus nos fala que todos que não se arrependerem, morrerão. (Lc 13:3). E diz mais: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”; (Rm 3:23). Com isso Deus nos ensina que não há ninguém que não tenha pecado. Mas Ele nos garante perdão, se nos arrependermos.

Muitas vezes nós também nos achamos melhores que os outros ou achamos que o nosso pecado não é tão pecado assim.  Muitas vezes justificamos nossos pecados com um monte de “desculpas”. A gente diz: tenho um problema, ao invés de dizer tenho um pecado.  A gente diz: xinguei porque me fizeram raiva; ou, menti, mas a mentirinha foi leve; ou, desobedeci meus pais porque eles nunca me entendem… E por aí vai…

Atitudes assim só nos afastam de Deus e nos impedem de sermos perdoados. Deus quer perdoar a todos! Mas há uma condição: o arrependimento. Quando a gente se auto justifica, dando desculpas para o nosso pecado, ou chamando o pecado de problema, isso é o mesmo que não reconhecer o sacrifício de Jesus. Se a gente mesmo pudesse se auto defender, Jesus precisaria de morrer na cruz para quê?

Reconhecer que pecou é uma atitude de humildade. O próprio Deus disse que os humildes serão exaltados, mas os orgulhosos serão humilhados. Assumir que pecou e querer mudar é o que Deus espera que a gente faça!

Vamos lá se arrepender e pedir perdão? Vamos ter a atitude certa? (Use esse momento para as crianças confessarem seus pecados e pedir perdão a Deus)

,

Project Details

  • Estudos : Célula Kids
  • Idade : 0-11 anos
  • Utilização : Livre