Que presente - O sentido da páscoa

Alguma vez você já perdoou um ente querido que te fez mal e que te procurou para dizer que estava arrependido? É difícil, mas para salvar o relacionamento, por vezes encontramos em nosso coração o perdão – especialmente se a outra pessoa estiver sinceramente arrependida. Mas e quanto a pessoa que te feriu permanece enganada e não se arrepende? Estaria ela morta para você? Esse relacionamento deveria ser rompido? Deveria nesse caso ser apresentado o perdão? Na verdade, isso aconteceu com cada um de nós… cerca de 2.000 anos atrás.

Todos nós, em um momento ou outro, escolhemos o mal em vez de praticar o bem: mentimos, roubamos, amaldiçoamos ou ficamos ressentidos, amargos ou invejosos em relação a outra pessoa. Somos feitos à imagem de Deus e criados para estarmos em um relacionamento com Ele, mas quando violamos Seu caráter, rompemos esse relacionamento. Ainda assim, como um Pai amoroso, Deus quer restaurar esse vínculo e está disposto a perdoar mesmo quando não estamos arrependidos.

Romanos 5:8 diz: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”

Deus não esperou que nós viéssemos a Ele; porque Deus sabia que se deixasse para nós mesmos, isso nunca aconteceria:

“Não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”.
Romanos 3:11 e 12”.

“O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.”
Salmo 14:2-3;

E assim, antes do início dos tempos, Deus organizou uma missão de resgate para estender o perdão àqueles que não sabiam pedir.

A Páscoa é a celebração deste incrível presente. Há 2.000 anos, o Filho de Deus deixou voluntariamente a glória do Céu e veio à terra, envolto em carne humana, para se tornar o sacrifício completo pelo pecado. No entanto, quando olhamos para a Cruz, muitas vezes esquecemos que Jesus sofreu algo muito maior do que a morte física: Ele sofreu uma separação espiritual de Deus Pai para que não tivéssemos de o fazer. Jesus expressou Sua maior agonia quando gritou, “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” (Mateus 27:46).

A eterna divindade foi destruída por nós. A penalidade pelo pecado não é a Cruz; esse é o símbolo. A penalidade pelo pecado é a separação eterna de Deus, e somente o Deus eterno poderia pagar esse preço.

O maior presente já dado não é o perdão de Deus que agora está disponível para nós, mas sim o Filho de Deus através do qual o perdão se tornou possível.

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

A pessoa que olha para o Filho de Deus que estava sendo pregado na Cruz dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34)… e se afasta, não passará uma eternidade lamentando seu pecado – esse preço já foi pago. Em vez disso, ela se lamentará por todas as vezes que Deus tentou alcança-la, revelar-se e demonstrar seu amor e ela O rejeitou. Deus está numa busca sem fim para ter um relacionamento com ela – é algo tão intenso que decidiu que valia a pena morrer por ela – mas ela mesmo assim se afastou… Veja que oportunidade incrível está disponível para todos agora…

“Mas a todos quantos O receberam, Ele deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, àqueles que creem no Seu nome, …”. João 1:12

Na primeira gloriosa manhã de Páscoa, o túmulo escuro estava vazio. Deus Pai ressuscitou Jesus dos mortos, restaurando-o ao Seu trono legítimo no Céu, demonstrando a completa satisfação de Deus de que a penalidade por todo o pecado, de todas as pessoas, por todos os tempos, foi paga integralmente. Páscoa é dia de ressurreição! O dia em que todos os cristãos do mundo celebram seu relacionamento com Deus Pai, uma vez obstruído pelo pecado, que agora está restaurado para vida – e não apenas à vida, mas a vida eterna!

Deus quer restaurar essa relação contigo e Ele está apenas a uma oração de distância. Se você quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador – o maior presente de Deus – você pode fazer uma simples oração, algo assim:

“Pai, obrigado por me amar e me enviar o teu amado Filho para pagar o castigo pelo meu pecado. Jesus, obrigado por morrer por mim na cruz. Eu me arrependo por ter vivido minha vida longe de Ti, mas escolho hoje segui-Lo até o fim. Por favor, entre em meu coração e faça de mim a pessoa que Você me criou para ser. Amém.”

Um dia, quando entrar na tua Casa Celestial, irá correr para os braços do Pai, que te acolherá dizendo: “Bem-vindo, meu filho!”.

“Ninguém tem maior amor do que este: aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13

Que amor! Que presente! Que Deus incrível!

Shadia Hrichi