• A Dracma Perdida ou a Moeda Perdida
  • A Dracma Perdida
  • A Dracma Perdida
  • A Dracma Perdida
  • A Dracma Perdida
A Dracma Perdida ou a Moeda Perdida A Dracma PerdidaA Dracma PerdidaA Dracma PerdidaA Dracma Perdida

A Dracma Perdida

DEVOCIONAL PARA O LÍDER
Jesus fala pra quem quer ouvi-Lo. Você quer?

QUEBRA-GELO
Esconda um objeto na sala. Depois, quando as crianças chegarem, peça que procurem o objeto. Quem achar, ganha uma prenda. (Escolha a prenda simples: um doce, uma bala, etc).

TEXTOS: Lucas 15: 8-10
“… há alegria entre os anjos de Deus quando um pecador se arrepende …”  Lucas 15:10 – Bíblia Viva

PONHA EM DISCUSSÃO
Vocês sabem o que é uma dracma? Dracma era uma moeda. Mas uma moeda de muito valor emocional. Antigamente quando um casal ficava noivo, o esposo dava para a esposa dracmas. E as mulheres costuravam essas moedas em um enfeite usado na cabeça, mostrando assim que ela estava comprometida, era como se fosse uma aliança nos dias atuais. As mulheres também usavam as dracmas como colar.  Perder uma moeda dessas era considerado falta de zelo.

Jesus usou a Parábola da Dracma perdida para ensinar o quanto uma pessoa é preciosa para Ele. Jesus contou que certa mulher tinha 10 dracmas, mas percebeu que estava faltando uma. Então essa mulher acendeu a luz da sua casa, pegou uma vassoura e começou a varrer a casa, com muito cuidado e atenção, a fim de encontrar sua moeda perdida.  As mulheres dessa época raramente saiam de suas casas, por isso ela procurou a moeda em casa. Quando a mulher encontrou sua moeda, ela correu e chamou as amigas e as vizinhas para comemorar. (leia para as crianças Lc 15:8-10).

Quando Jesus contou esta parábola, Ele não quis apenas ensinar que há alegria no céu quando uma pessoa se arrepende. Mas Ele quis que soubéssemos mais algumas coisas. Na verdade há muitos ensinamentos nesta parábolas, mas vamos nos ater em apenas alguns deles.

Quando Jesus disse que a mulher acendeu a luz para procurar a sua moeda, você pensa o quê? Pra que a gente acende a luz? (Deixe-as responder). Quando acendemos a luz o ambiente fica mais claro. Mas Jesus estava querendo ensinar também que para encontrarmos algo de valor (aqui representado pela moeda) é necessário uma luz diferente.

A moeda também tem um significado especial. Quem aqui saberá me dizer o que a moeda e a luz representam? A moeda representa uma pessoa. A pessoa que estava perdida por causa de seus pecados. A luz representa o Espírito Santo. Sem o Espírito Santo não reconhecemos nossos pecados. E se pensamos de forma errada vamos achar que não é necessário pedir perdão.

Outra coisa que a mulher fez foi pegar uma vassoura. Nenhum detalhe na conversa de Jesus é por acaso. A vassoura também tem um significado especial nessa parábola. O que a vassoura faz? Ela varre, ela limpa. Com isso, Jesus estava ensinando que temos que tirar o lixo do nosso coração.

Às vezes pensamos que não temos nada de ruim dentro de nós. Achamos que somos “as melhores criaturas”. Mas é por isso é que Jesus falou da luz e da vassoura. A luz, que é o Espírito Santo, vai nos convencer que somos pecadores e que necessitamos do perdão de Deus.  A luz vai mostrar a sujeira que há em nós. A vassoura é o que precisamos fazer para jogar fora o que está sujo em nós.

Mas o que é essa sujeira? São as mágoas que temos de alguém, são os maus hábitos, são alguns comportamentos que temos e que não agradam a Deus. A vassoura é o elemento que vai tirar essa sujeira de dentro de nós. O que você acha que a vassoura está representando? A vassoura representa o arrependimento e o pedido de perdão.

Por isso é necessário acender a luz. A luz é o Espírito Santo. É Ele que vai nos mostrar que somos pecadores. Quando reconhecemos que somos pecadores, podemos nos arrepender. A luz mais a vassoura, que representa o arrependimento e o pedido de perdão, são essenciais para se encontrar a moeda perdida, a salvação.

Por isso, ainda há muita gente que não se converteu a Jesus. Há muita gente que acha que não precisa do Espírito Santo. Elas pensam que o conhecimento, a inteligência, que elas têm são suficientes. Mas nós sabemos o quanto precisamos que o Espírito Santo nos mostre nossos pecados. Vamos pedir a Deus que sonde os nossos corações e nos mostre as nossas sujeiras, para que possamos nos arrepender e pedir perdão.

(Faça essa oração pedindo a Deus que mostre a sujeira que está no coração e peça perdão).

Salmo 139:23 e 24 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno.

Salmo 19:12 a 14 – “Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão. Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!

,

Project Details

  • Estudos : Célula Kids
  • Idade : 0-11 anos
  • Utilização : Livre