• A Mulher Adúltera - Célula Kids
A Mulher Adúltera - Célula Kids

A Mulher Adúltera

DEVOCIONAL PARA O LÍDER
Somos libertos em Jesus da escravidão da lei, que condena e leva à morte. Somos libertos pelo Espírito para realizar não apenas a finalidade da Lei, como também ser isentos do castigo da morte que a Lei exigia. Em Jesus, e pelo poder do seu Espírito, somos libertos para sermos filhos de Deus… para sempre! Amém?

QUEBRA-GELO
Quem aqui nunca pecou?

TEXTO João 8:1-11
“Tu, Senhor, és bom e pronto em perdoar”. Salmo 86:5.

PONHA EM DISCUSSÃO
A bíblia conta a história de uma mulher que foi flagrada em adultério. Você sabe o que é adultério? O 7º mandamento diz: “Não adulterarás.” A pessoa que é casada e resolve namorar outra pessoa, comete adultério. A mulher da história de hoje era casada, mas foi apanhada namorando outra pessoa. Em João 8:1-11 conta que Jesus partiu bem cedo para o templo, esse dia seria um dia marcante na vida de uma mulher.

O povo vendo Jesus caminhar em direção ao templo foi com Ele. Chegando lá Jesus sentou-se no chão e começou a ensinar sobre o reino de Deus. Naquele momento chegaram alguns escribas e fariseus. Eles atrapalharam os ensinamentos, interrompendo a fala de Jesus, para apresentar uma mulher que tinha sido apanhada em adultério. É possível imaginar a vergonha que essa mulher sofreu. Você já sentiu vergonha? Imaginem a cena: aqueles homens arrastando a mulher pelos braços, gritando diante de todo mundo, pelas ruas, a chamando de mulher adúltera, de mulher safada, sem vergonha. Os escribas e fariseus levaram esta mulher até o templo e a colocaram no meio de todos. Eles disseram a Jesus: “Mestre essa mulher foi flagrada em adultério e a lei de Moisés diz que ela deve ser apedrejada até a morte. E tu, o que dizes?” Jesus não respondeu, se inclinou e começou a escrever na terra com os dedos.

Os escribas e fariseus insistiram na pergunta. Eles procuravam um pretexto para acusar Jesus. Se Jesus dissesse que a mulher deveria ser apedrejada segundo a lei de Moisés, eles iriam dizer que Jesus não tinha autoridade para condenar ninguém. Se Jesus perdoasse aquela mulher, eles iriam dizer que Jesus não cumpria a lei de Moisés. Então, Jesus disse: “aquele que não tem pecado atire a primeira pedra”, e voltou a se inclinar e a escrever no chão. Enquanto ele escrevia os escribas e fariseus, acusados pela própria consciência por terem pecados, começaram a se retirar um a um. A mulher ficou só. Jesus ergueu os olhos e não viu mais ninguém, apenas Ele e a mulher. Ele perguntou: “mulher onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “ninguém Senhor!” Então Ele lhe disse: “nem tampouco Eu te condeno, vai e não peque mais”, Jesus perdoou aquela mulher.

Essa história nos traz importantes ensinamentos: O pecado sempre nos expõe ao ridículo, mas Jesus está sempre disposto a nos perdoar! Porém, Ele nos adverte para não continuarmos pecando.

Outro ensinamento é sobre o ato de julgar as pessoas. Uma vez, Jesus disse para não julgarmos ninguém, pois quem julga será julgado. Aqueles homens se consideravam sem pecados, mas Jesus mostrou que eles também tinham pecados. Ele disse: “Atire a 1ª pedra, quem não tiver pecado.” Muitas vezes julgamos nossos coleguinhas. Falamos das coisas feias que eles fizeram na frente de todo mundo.

Será que Jesus aprova isso? Qual é a atitude correta que devemos ter quando um coleguinha faz algo errado? Vamos discutir sobre isso?

,

Project Details

  • Estudos : Célula Kids
  • Idade : 0-11 anos
  • Utilização : Livre