• Desenhos para Pequenos Grupos de Crianças - A Ovelha Perdida
  • Desenhos para Pequenos Grupos de Crianças - A Ovelha Perdida
  • A Ovelha Perdida
Desenhos para Pequenos Grupos de Crianças - A Ovelha Perdida Desenhos para Pequenos Grupos de Crianças - A Ovelha PerdidaA Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

DEVOCIONAL PARA O LÍDER
Fomos comprados por um preço muito alto para ficarmos zanzando por ai.

QUEBRA-GELO
Qual foi a coisa mais cara que você já comprou? Se você tivesse muito dinheiro, o que compraria? Você sabe que Jesus pagou por você um valor incalculável?

TEXTO: Lucas 15: 1-7
“Haverá grande alegria no céu por um pecador que se arrepende.” Lucas 15:7

PONHA EM DISCUSSÃO
Leia a parábola da Ovelha Perdida, Lucas 15: 1-7, depois diga: Com essa parábola, Jesus quis ensinar que Ele veio para os perdidos. Que Ele se alegra quando voltamos a viver na “Família de Deus” e que Ele muito se entristece, quando nos afastamos Dele.

Jesus usou a figura de um pastor e de ovelhas para explicar sobre Seu cuidado com a gente e como somos parecidos com as ovelhas. Ela não sabe diferenciar a erva boa da erva venenosa. O pastor tem que ir na frente retirando as ervas que podem envenená-la. Assim como a ovelha, precisamos da Palavra de Deus, o nosso alimento. A ovelha é medrosa e basta que não sinta o cheiro do pastor para ficar tremula de medo e sair correndo do aprisco e se tornar presa fácil dos predadores.

Nós precisamos estar em uma igreja, para sermos cuidados. Quando a ovelha sente a chegada do lobo fica apavorada e não sabe como se defender e é devorada facilmente por ele. A ovelha é muito sensível a perturbação das moscas que ficam rodeando sua cabeça. Ela balança a cabeça de um lado para o outro para se livrar das moscas, e não conseguindo se livrar, sai correndo sem direção. E quando uma corre, as outras se apavoram e correm atrás. É preciso que o pastor molhe a cabeça delas com óleo para afastar os mosquitos. Os mosquitos representam os maus pensamentos, que são afastados com o ouvir a Palavra de Deus .

A ovelha come o dia inteiro e de noite, com o estômago muito cheio, gostam de brincar de dar cabeçadas umas nas outras e normalmente caem no chão com as patas para cima e depois não conseguem se levantar. Se a ela não for erguida, dentro de uma hora, ela morrerá asfixiada, pois o estômago comprimirá o seu pulmão. Por isso o pastor tem que andar à noite no meio delas, levantando as caídas.

Para corrigir e acudir a ovelha o pastor tem dois instrumentos:  A vara e o cajado. O cajado tem a ponta como um gancho, com ele o pastor laça a ovelha pelo pescoço para evitar que sua lã se enrosque em espinhos. A vara é lançada para assustar a ovelha impedindo-a que se desgarre do rebanho, ou quando se mete em briga com outra. O pastor, por vezes, tem que acertá-la, para impedir que prossiga com a briga. A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar, beber água e para defende-la de predadores e ladrões. Ela não sabe se defender. A ovelha é um animal que não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, não sabe como se defender, não tem habilidades de luta.

Quando a Bíblia diz que Jesus deu a vida por suas ovelhas, é porque se alguém não fizesse isto, todas as ovelhas estariam perdidas, pois não têm como se defender sozinhas. Sem Jesus, o nosso Pastor, não somos nada, ficamos indefesos, não sabemos para onde ir, o que fazer, mas Ele sempre nos leva aos pastos verdejantes, nos defende do ladrão, dos lobos, nos corrige e nos dá uma “bordoada” quando é preciso. Muitas vezes escutamos a voz do nosso Pastor, mas não a seguimos. Ele está sempre dizendo: faz isto, fica aqui, vai para lá, vem para cá e não seguimos. Não adianta só escutar a Palavra, é preciso praticá-la.

Quantas são as vezes em que você tem caminhado afastado do rebanho, sendo observado por lobos, prontos para afastar você do Pastor e te devorar, e você não se dá conta disso? Andar afastado do rebanho é deixar de se congregar. Quantas vozes você tem ouvido e se deixado seduzir por elas? Vozes que falam para você: “sai dessa igreja”, aí só tem gente careta”, “você precisa curtir a vida”, “aqui é melhor”, “você está perdendo seu tempo” e, ao invés de ouvir a voz do Pastor e ir até o encontro Dele, você tem se afastado cada vez mais para longe do aprisco.

Muitas ovelhas estão por aí perdidas, feridas, com medo, mas que ainda tem uma chance de voltar ao aprisco. Porém muitas não tiveram a mesma oportunidade, no momento em que se afastou, o lobo veio e devorou. Abra o olho, ou melhor abra os ouvidos, antes que seja tarde…  Não se deixe enganar. Somos como as ovelhas e dependemos do Pastor, Jesus.

Fonte: Características das ovelhas, Kelli Marques.

,

Project Details

  • Estudos : Célula Kids
  • Idade : 0-11 anos
  • Utilização : Livre