Mito: a maternidade é natural, instintiva e fácil

Mito: a maternidade é natural, instintiva e fácil

Quando você para e pensa sobre isso, o que na vida é realmente natural, fácil ou instintivo? Nós não saímos do útero com sabedoria e experiência. Nós viemos ao mundo como estrangeiros que têm que descobrir as coisas à medida que crescemos.

Se você é uma mãe que está inserida no mercado de trabalho, provavelmente deve ter um conjunto de habilidades que levou muito tempo para adquirir e aprimorar. Você estudou por anos, talvez até concluiu uma pós-graduação, para adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso. Você certamente não acordou uma manhã com todas as ferramentas necessárias para sua ocupação profissional!

Ou talvez você seja uma cozinheira talentosa. Você provavelmente cresceu com uma mãe ou avó que transmitiu a você esses dons, técnicas, ingredientes e segredos de receitas culinárias valiosas. Você não entrou na cozinha e imediatamente soube como cortar uma cebola, temperar um frango, preparar uma massa ou até mesmo acender uma boca de fogão!

Mesmo para pessoas que têm um dom ou uma habilidade natural, essa habilidade ainda precisa ser desenvolvida. Eu nasci com a capacidade de cantar, e desde que me lembro, eu estava envolvida em solos, corais, recitais e praticamente tudo sobre música. Durante anos, fiz aulas de canto. Mesmo durante a faculdade, eu estava cultivando uma habilidade natural que Deus havia me dado – mas ainda assim não era fácil!

Por que pensaríamos que a maternidade seria diferente? Não importa se você está falando sobre amamentação, disciplina, culinária, escola ou agendamento, não entramos automaticamente no mundo como especialistas em todos os aspectos da maternidade. Eu gostaria que tivéssemos!

Muitas mulheres têm a sorte de crescer com grandes exemplos em casa. Outras não são tão afortunadas. Mesmo com um ótimo exemplo, a verdade é que assistir e fazer são duas coisas diferentes! A maternidade, embora às vezes natural e instintiva, nunca é fácil. E tornar-se uma mãe sábia é extremamente difícil.

Desenvolver a sabedoria dá trabalho. Podemos dizer que dizer, até Jesus, o próprio Deus encarnado, teve que crescer. Em Lucas 2:52 diz: Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. A Bíblia, especialmente no livro de Provérbios, não se intimida em nos dizer que precisamos trabalhar duro para obter as habilidades necessárias para a vida.

Escrito da perspectiva de um pai transmitindo sabedoria ao seu filho, Provérbios contém conselhos práticos sobre relacionamentos, fala, trabalho duro, pureza e muito mais. O objetivo do livro não é apenas fornecer informações; é sobre adquirir habilidades para a vida – adquirir sabedoria.

Este é exatamente o significado da palavra hebraica para sabedoria, chokmah – habilidade. Quando o tabernáculo estava sendo construído, Deus ordenou que “obreiros habilitados” fizessem roupas para os sacerdotes (Êxodo 35: 25-26). Alguém poderia facilmente traduzir a frase “obreiros sábios”, israelitas que haviam aperfeiçoado e desenvolvido “sabedoria / habilidade” para fazer belas roupas. Ter sabedoria não é apenas ter informação, é poder usar essa informação corretamente.

Biblicamente, a sabedoria é uma vida qualificada.

Então, quando pensamos no livro de Provérbios, estamos sendo ordenados a buscar habilidade para viver. Mas essa habilidade de viver não é algo com que nascemos. Observe, por exemplo, Provérbios 2: 1-5.

“1 Meu filho, se você aceitar as minhas palavras
e guardar no coração os meus mandamentos;
2 se der ouvidos à sabedoria
e inclinar o coração para o discernimento;
3 se clamar por entendimento
e por discernimento gritar bem alto;
4 se procurar a sabedoria como se procura a prata
e buscá-la como quem busca um tesouro escondido,
5 então você entenderá o que é temer o Senhor
e achará o conhecimento de Deus.”

Separe um tempo para meditar nessa passagem. Preste muita atenção em quantas palavras de “ação” estão nesse pequeno trecho – palavras que estão pedindo para você “fazer” alguma coisa. Ao ler a passagem, circule, anote ou destaque as palavras de ação.

Ao longo desta passagem, o leitor é encorajado a:

  • Aceitar as palavras.
  • Guardar os meus mandamentos.
  • Dar ouvidos.
  • Clamar por entendimento.
  • Gritar bem alto por discernimento.
  • Procurar / buscar por sabedoria.

Então, somente depois que o leitor fizer todas essas coisas, “entenderá o temor do SENHOR e encontrará o conhecimento de Deus” (versículo 5).

Vale a pena notar que embora a sabedoria conduza ao trabalho, ela também vem com uma promessa. Os versículos 7 a 15 descrevem as diferentes maneiras pelas quais a sabedoria é uma recompensa. Aqui estão alguns dos benefícios em se buscar a sabedoria:

“7 Ele reserva a sensatez para o justo;
como um escudo protege quem anda com integridade,
8 pois guarda a vereda do justo
e protege o caminho de seus fiéis.
9 Então você entenderá o que é justo, direito e certo
e aprenderá os caminhos do bem.
10 Pois a sabedoria entrará em seu coração,
e o conhecimento será agradável à sua alma.
11 O bom senso o guardará,
e o discernimento o protegerá.
12 A sabedoria o livrará do caminho dos maus,
dos homens de palavras perversas—
13 que abandonam as veredas retas
para andarem por caminhos de trevas—,
14 têm prazer em fazer o mal,
exultam com a maldade dos perversos,
15 andam por veredas tortuosas
e no caminho se extraviam.”

  • A sabedoria te conduz ao sucesso (verso 7).
  • A sabedoria é como um escudo (verso 7).
  • A sabedoria pode nos guardar e proteger (verso 8).
  • A sabedoria nos traz revelação (verso 9 e 10).
  • A sabedoria te dará bom senso e discernimento (verso 11).
  • A sabedoria “nos salva” (versículos 12 a 15).
  • A sabedoria divina fornece proteção contra conselhos ruins, incorretos ou mesmo pecaminosos de outras pessoas (versículos 12 a 15).

Então, o que tudo isso tem a ver com a maternidade? Tudo! O ponto é que precisamos desesperadamente de sabedoria para criar nossos filhos. Não sabemos automaticamente como fazer isso. Nem sempre achamos fácil. Às vezes a maternidade é o trabalho mais frustrante do planeta! Então, porque não nos conectamos com a sabedoria, temos que “fazer” algo sobre isso. Temos que buscar ativamente discernimento, habilidade, sabedoria e conhecimento para essa enorme tarefa de moldar outro ser humano. E quando fazemos, fará bem não só para nós, mas também para todos da nossa família. A sabedoria compensa o trabalho para adquiri-la.

Escrito por Karen Ehman e Ruth Schwenk