Treine sua mente para não se preocupar

Treine sua mente para não se preocupar

Algum tempo atrás, tive o privilégio de me unir ao clube do livro na igreja e escolhi o Deixando ir à Preocupação, como uma opção de leitura. Depois, fiz uma breve apresentação do material para alguns amigos e no final abri um espaço para perguntas e comentários. Era óbvio para todos: Há muito com o que se preocupar se nos permitirmos estar ansiosos.

Em Lucas 21:14, Jesus exortou Seus discípulos a decidirem não se preocupar. Eles estavam enfrentando perseguição e prisão. Qualquer uma dessas situações faria com que a maioria de nós andasse preocupados. Mas as palavras de Jesus indicam que temos a escolha de não nos preocuparmos, de que precisamos decidir entre uma e outra, para não permitir que as preocupações roubem a nossa paz.

A preocupação está na mente, é um hábito mental que deve ser quebrado.

5 dicas práticas para ajudar a quebrar o hábito de preocupação:

1) Identifique o pensamento por trás do sentimento ansioso.

2) Deixe vir o pensamento e não tente suprimi-lo com pensamentos como: “Pare de se preocupar!” “Não faça isso!” … etc. Quanto mais você tentar não se preocupar, mais se preocupará. É como fazer dieta. Quanto mais você tenta não pensar em comida, mais pensa em comida.

3) Olhe para o pensamento e avalie se é verdade. Faça isso julgando contra a Palavra de Deus. Por exemplo, “nunca vou conseguir um emprego nesta economia”. Pense: Deus está do meu lado? Ele é por mim? Ele me ajudará quando eu fizer tudo o que puder e não houver mais nada a fazer? Ele promete suprir minhas necessidades?

4) Substitua seus pensamentos errados pela verdade da Palavra de Deus.

5) Confie em Deus para ser quem Ele diz que você é e faça o que Ele diz que você deve fazer.

Jesus não nos mandaria desistir da preocupação se não fosse possível. Sua receita é levar em conta esses pensamentos preocupantes e substituí-los pela verdade sobre Seu caráter e amor por nós.

Basicamente, precisamos confinar esses pensamentos e não permitir que eles passem para o mar da ansiedade. Uma vez confinados, substituímos os pensamentos por coisas boas.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” – Filipenses 4: 8-9

Preencha seus pensamentos com as promessas de Deus e Sua bondade. O resultado é que o pensamento preocupante irá te deixar. Então, treine sua mente para não se preocupar.

Dra. Linda Mintle