A Carne é Fraca – Vigiai e Orai

  • A Carne é Fraca – Vigiai e Orai.cdrA Carne é Fraca – Vigiai e Orai
A Carne é Fraca – Vigiai e Orai.cdrA Carne é Fraca – Vigiai e Orai

A Carne é Fraca – Vigiai e Orai

DEVOCIONAL PARA O LÍDER
“Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia” – 1 Co. 10: 12. “Não importa o quanto o nosso espírito está forte, a nossa carne é e sempre será fraca. A aceitação deste fato é essencial para vencermos as tentações, pois é exatamente quando estamos nos sentindo fortes que “baixamos a guarda” e cometemos os maiores erros”. Pense nisso!

QUEBRA-GELO
Você sabe qual o título do estudo de hoje? Resp. A Carne é Fraca. Será que tem a ver com essa coisa de carne estragada que estavam vendendo por ai? Que carne é essa? Você imagina o que é?

TEXTO: Mateus 26:41-42; 1 Coríntios 10:12; Mateus 6:13; Tiago 4:7
Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia” – 1 Co. 10: 12.

PONHA EM DISCUSSÃO
Quando se fala de alma e carne na bíblia, é a mesma coisa que falar das nossas vontades, desejos, pensamentos, ideias, ou seja, as coisas que a gente sente ou tem vontade de fazer. Muitas coisas que a gente quer fazer são coisas boas, mas às vezes não. Quer dizer: às vezes nós pensamos ou fazemos coisas que desagradam a Deus. Às vezes a gente até sabe que é errado, mas nem sempre dá pra controlar. Às vezes, mesmo sabendo que é errado, a gente faz. Por exemplo: a mãe da gente diz: não ande com aquela pessoa, pois não é boa companhia para você. A mãe diz: não brinque com esse jogo, não assista esse programa na TV… (Peça para as crianças citarem outras situações)

Nem sempre é fácil obedecer, não é? Isso porque a gente quer sempre fazer o que nos agrada; a gente nunca quer ser contrariado. O ser humano é assim, mas Deus manda a gente vigiar e orar para não fazermos besteira. Quando nossos pais nos alertam sobre alguns “amigos”, sobre alguns programas na TV, ou outras advertências, não é porque eles querem ser chatos com a gente. É porque eles sabem que determinadas coisas vão nos trazer prejuízos, vão nos fazer mal. E é claro, nossos pais, e também Deus, não querem que a gente se dê mal. E eles sabem muito bem o quanto é difícil pra gente resistir a um desejo. Talvez podemos pensar: “Eu sou forte, não corro perigo”. Ou. “Eu sei muito bem me cuidar”. Mas isso não é verdade. Nós precisamos estar atentos às situações, aos nossos pensamentos e desejos e orar sempre para que Deus nos livre do mal.

Quando os amigos de Jesus pediram para Ele ensinar como orar, Jesus ensinou a oração do “Pai Nosso”. Todos nós sabemos essa oração, não é? Alguns até já decoraram. Mas você já prestou atenção num detalhe? Nessa oração Jesus diz: “Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”. O Senhor deixou vários versículos na bíblia como alerta pra nós: “aquele que pensa que está em pé, cuide-se para que não caia” (1 Coríntios 10: 12). Isso quer dizer que não adianta a gente pensar que dá conta do perigo sozinho. Nós precisamos entender que somos fracos e dependemos de Deus o tempo todo para nos livrar do mal. Por isso Deus manda a gente vigiar e orar. Uma das maneiras de vigiar é resistir àquela vontade errada que às vezes vem na cabeça da gente. Nessa hora é bom saber o que a bíblia diz a respeito: Em Tiago 4:7, diz: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Até Jesus passou por uma situação em que a vontade Dele não era a vontade de Deus Pai. Antes de Jesus ser preso, Sua vontade era que nada daquilo que estava determinado para Ele passar acontecesse. Ele chegou até a pedir a Deus que o livrasse de morrer e sofrer as coisas que Ele tinha que passar para nos salvar. Mas Jesus, sabendo o quanto era difícil obedecer a Deus naquele momento, Ele resistiu à vontade de dizer não, ou seja, Ele vigiou. Ele também orou. No início da Sua oração Ele até pediu a Deus que o livrasse de morrer na cruz, mas depois Ele aceitou o desafio.

Quando a gente vigia e ora, a gente fica forte. Mas se a gente não vigia e ora, a gente não consegue vencer o desafio de agradar a Deus. Vamos pensar nisso e passar a vigiar e orar toda vez que bater aquela vontade de desagradar a Deus, ok?

,

Project Details

  • Estudos : Célula Kids
  • Crianças : 0-11 anos
  • Utilização : Livre