A boca fala do que está cheio o coração

  • o que contamina o homem é o que sai da sua boca, não o que entra. Diz que tudo que sai da boca vem do coração. Diz que do coração vem os maus pensamentos, mortes, traições, prostituições, furtos, falsos testemunhos e as blasfêmeas contra Deus. Em outro texto, também diz que a boca fala daquilo que está cheio o coração.
  • A boca fala do que está cheio o coração
  • A boca fala do que está cheio o coração
o que contamina o homem é o que sai da sua boca, não o que entra. Diz que tudo que sai da boca vem do coração. Diz que do coração vem os maus pensamentos, mortes, traições, prostituições, furtos, falsos testemunhos e as blasfêmeas contra Deus. Em outro texto, também diz que a boca fala daquilo que está cheio o coração. A boca fala do que está cheio o coraçãoA boca fala do que está cheio o coração

A boca fala do que está cheio o coração

DEVOCIONAL PARA O LÍDER
Quantas e quantas vezes nos arrependemos das coisas que falamos e da forma como falamos! Em Lucas 6:45, Jesus nos fala que “o homem bom tira o bem do seu coração e o homem mau, tira o mal.” O que você tem colocado no seu coração? O que você tem permitido ficar dentro dele?    

QUEBRA-GELO
Faça uma roda de conversa, invista um tempo para conhecer mais cada criança. Pergunte sobre as músicas que elas ouvem, as piadas que contam, se elas xingam seus amigos, pais ou professores, quando estão bravas. Se costumam arranjar apelidos para as pessoas. Depois distribua para cada uma um pedaço de papel e um lápis para que possam escrever algo que elas não gostaram de ouvir, que a deixaram magoadas. (Se tiver criança que não sabe ainda escrever, escreva para ela). Depois, pegue os pedaços de papeis escritos, dobre-os e coloque-os dentro de um balão ou saco de papel ou plástico. Coloque também algumas balas dentro. Sopre na boca do saco ou  balão, amarre-o e deixe-o num lugar visível. Ao final da célula, você usará este balão ou saco.

TEXTOS: Mateus 12: 34b; Mateus 15: 11, 18-19; Lucas 6:45
” Pois a boca fala do que está cheio o coração.” Mateus 12: 34b

PONHA EM DISCUSSÃO
A Bíblia diz em Mateus 15: 11, 18-19 que o que contamina o homem é o que sai da sua boca, não o que entra. Diz que tudo que sai da boca vem do coração. Diz que do coração vem os maus pensamentos, mortes, traições, prostituições, furtos, falsos testemunhos e as blasfêmeas contra Deus. Em outro texto, também diz que a boca fala daquilo que está cheio o coração. 

Hoje conversamos sobre as coisas ruins que falamos e das coisas más que ouvimos. Percebemos que algumas coisas que ouvimos nos deixam tristes e que, algumas vezes, também entristecemos outras pessoas com aquilo que falamos. E isso é algo que Deus leva muito a sério. Para Deus isto é pecado! Em diversas passagens na Bíblia Deus nos adverte sobre o bom e o mau uso da língua.

Aquilo que sai da nossa boca, ou seja, as coisas que falamos, revela como está o nosso coração. E é no coração a morada do Espírito Santo. Você gostaria de morar num lugar sujo e fedorento? Claro que não! Da mesma forma, Jesus também não!

Quando éramos criancinhas, bem pequenas, gostávamos de falar coisas para tirar sorrisos das pessoas. A gente gostava de fazer gracinha. E muitas vezes, falamos coisas feias, palavrões, ou até cantamos músicas inadequadas e alguém riu e por isso, continuamos fazendo essas coisas, porque achávamos que estávamos agradando. Hoje vemos alguns de nossos colegas, ou até a gente mesmo, fazendo esse tipo de coisas. Mas não para fazer gracinha. Vemos pessoas fazendo isso para afrontar alguém ou para serem “aceitas” por alguns colegas.

Vamos pensar um pouco.
Primeiro: a quem devemos agradar; quem é o mais importante para nós? As pessoas ou o nosso Deus?
Segundo: Se falamos do que está no nosso coração, o que eu tenho colocado nele e o que eu tenho deixado dentro dele?

Deus quer fazer morada nos nossos corações. Ele quer que da nossa boca saiam palavras de vida, saiam coisas boas que vão ajudar as outras pessoas. Um dia, diz na Bíblia, nós daremos contas a Deus das palavras imprudentes que falamos. Ele, o Senhor, passará o nosso coração à prova. Temos que colocar coisas boas dentro do nosso coração, para que da nossa boca saia somente coisas boas. Alimentarmos da Palavra é a melhor maneira de limparmos nosso coração. (Nesse momento, pegue o balão ou o saco contendo as balas e os papéis que as crianças escreveram. Mostre-o para elas e diga que nosso coração fica cheio daquilo que guardamos nele, mas que graças a Deus hoje, podemos ter em nosso coração mais palavras doces do que palavras amargas, porque enchermos o nosso coração com as coisas do alto, com as coisas de Deus. Estoure o balão e distribua as balas para elas).

,

Project Details

  • Estudos : Célula Kids
  • Crianças : 0-11 anos
  • Utilização : Livre